Avançar para o conteúdo principal

O QUE DEDUZIR NO IRS 2012

O IRS 2012 (relativo a rendimentos auferidos em 2012, e com entrega a partir de março de 2013) conta com grandes alterações relativamente ao que pode deduzir no IRS e aos tetos de dedução.

A partir de agora vai poder deduzir menos despesas no IRS.


Quanto pode deduzir no IRS 2013?

Em termos de deduções, muitas coisas mudaram em 2013. Aqui estão as principais alterações:

Habitação

  • Antes: Era possível deduzir 30% dos juros e amortizações pagos de crédito à habitação, até um máximo de 591 euros, com majoração possível até aos 945 euros de acordo com a classificação energética do imóvel e os rendimentos do contribuinte.
  • Agora: Só são aceites deduções para contratos celebrados até 31 de dezembro de 2011. Acabam as majorações e o teto máximo possível fica nos 591 euros. Apenas se pode deduzir 15% dos juros de dívida contraída para compra de casa. As amortizações deixam de ser dedutíveis.

Saúde

  • Antes: Era possível deduzir até 30% das despesas com saúde, sem teto máximo.
  • Agora: Só se pode deduzir 10% das despesas com saúde, num máximo de 838,44 euros.

Seguros de Saúde

  • Antes: Podia deduzir 30% dos gastos em prémios de seguros de saúde com um teto máximo de 85 euros. Era ainda possível majorar esse valor em 43 euros por dependente.
  • Agora: Pode deduzir apenas 10% dos gastos em seguros que cubram exclusivamente riscos de saúde até um máximo de 50 euros. O valor é majorado em apenas 25 euros por dependente agora.

Pensões de Alimentos

  • Antes: 20% dos gastos em pensões de alimentos eram dedutíveis, com limite fixado nos 1.048,05 euros.
  • Agora: A percentagem dos gastos que pode ser deduzida é a mesma (20%), o que muda e é o teto máximo, que fica agora nos 419,22 mensais.

Educação


Única área onde não ocorreram alterações de registo. Continua em vigor a dedução de 30% dos gastos em formação profissional e educação, com um teto máximo de 838,44 euros.

Pensionistas


Embora não esteja ligado às deduções, vale a pena relembrar as alterações que ocorrem para os pensionistas. Antes, estavam isentos de entregar declaração de rendimentos pensionistas com rendimento inferior a 428 euros por mês. Agora, têm obrigatoriamente que entregar IRS todos os pensionistas com rendimentos mensais superiores a 293 euros.

Tetos de Dedução Gerais

Para além dos tetos máximos estabelecidos em cada uma das categorias revistas acima, as deduções vão ter limites máximos de acordo com o rendimento obtido. O único escalão de rendimentos que fica sem limite de deduções é o primeiro, com rendimentos até 7 mil euros:
  • Até 7 mil euros: Sem limites de dedução;
  • Dos 7 mil aos 20 mil euros: Até 1250 euros de dedução;
  • Dos 20 mil aos 40 mil euros: Até 1000 euros de dedução;
  • Dos 40 mil aos 80 mil euros: Até 500 euros de dedução;
  • Acima dos 80 mil euros: Sem valor.
 Não se esqueça que este ano pode contar com a dedução do IVA no IRS em restauração e hotelaria, cabeleireiros e reparação automóvel.

"Online 24"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas para o ajudar a poupar

O mundo das finanças pessoais é feito de muitos números que tentam fazer mais pelo dinheiro dos consumidores. Alguns estão ligados à poupança, outros ajudam na hora de investir e há ainda os que são bons instrumentos para projectar os objectivos de futuro. Estabeleça critérios para as suas finanças. 10% Se há um conselho que os especialistas por todo o planeta repetem é este: Tente sempre poupar pelo menos 10 por cento do seu rendimento mensal . Por exemplo, se os seus rendimentos vêm do trabalho, e se ganha 1000 euros líquidos, aponte para uma poupança de pelo menos 100 euros. Segundo o livro “Tempos Complicados Soluções Difíceis”, da jornalista Bárbara Barroso, este número é a resposta para quanto se deve começar a poupar. E ainda de acordo com a autora, se não conseguir poupar 10 por cento no início da sua jornada de aforro 5 por cento já “é um começo” . 1/3 Nunca deixe que o peso dos créditos ultrapasse um terço do seu rendimento disponível mensal , isto é que a taxa de esfo...

Novo Regime Contribuitivo - Trabalhadores Independentes (resumo)

Escalões               Método de Cálculo do escalão - A base de incidência dos trabalhadores independentes abrangidos pelo regime simplificado calcula-se da seguinte forma: 70% do valor total da prestação de serviços no ano civil anterior 20% do valor total das vendas no ano civil anterior - A base de incidência dos trabalhadores independentes abrangidos pelo regime de contabilidade organizada passa a corresponder ao valor do Lucro tributável , se o valor for inferior ao da aplicação dos coeficientes do Regime Simplificado. Sendo o limite mínimo o segundo escalão. Benefícios Este esquema inclui a protecção na maternidade, paternidade e adopção, invalidez, velhice e morte, doença (profissional ou não) e os encargos familiares. O benefício em caso de doença verifica-se a partir da verificação da incapacidade e no 31º dia posterior a essa verificação e após cumprido o período de carência de 6 meses Situações de Baixo rend...

Calendário Fiscal Fevereiro 2013

  FEVEREIRO 2013         Dia 10 IVA: Entrega da Declaração do IVA, relativo às operações efetuadas no mês de Dezembro; Segurança Social: Entrega da Declaração de Remunerações de cada um dos trabalhadores ao serviço no mês anterior; NOVO Entrega detalhada das Remunerações denominado Declaração Mensal de Remunerações; Dia 15 IVA: Entrega da declaração do IVA, relativo às operações efetuadas no trimestre anterior (Outubro, Novembro e Dezembro 2012); Dia 20 IRC: Entrega das importâncias retidas no mês anterior para efeitos de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC); IRS: Entrega das importâncias retidas no mês anterior para efeitos de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS); Dia 25 Comunicação dos elementos das faturas à Autoridade Tributária e Aduaneira, por transmissão eletrónica de dados, no Portal das Finanças na Internet;