Avançar para o conteúdo principal

Medida de apoio à contratação Estímulo 2013

No passado dia 14/3, foi publicada a revisão de um programa de apoio à contratação de trabalhadores, denominado Estímulo 2013.
Esta nova medida surge numa altura em que foram divulgados alguns números relativos a outros tipos de apoios neste domínio, como seja o “Impulso Jovem”, o qual já conta com mais de 8 mil candidatos inscritos.

50% do ordenado entre 6 a 18 meses
A principal característica deste programa consiste na comparticipação em 60% do valor do ordenado do trabalhador, durante um período que varia consoante o tipo de contrato que for celebrado com o mesmo. Assim, existem duas modalidades:
  • Contrato a prazo – 6 meses de pagamento de 50% do ordenado;
  • Contrato efectivo – 18 meses de pagamento de 50% do ordenado.
O valor da comparticipação da Seg. Social possui um limite máximo, sendo de €419,22 para os contratos a prazo e de €544,99 para os efectivos.

Comparticipação de 60%
Tratando-se da contratação de desempregados, inseridos num dos grupos abaixo indicados, a comparticipação sobe para os 60% do ordenado. Os grupos são os seguintes:
  • Inscrito como desempregado no centro de emprego ou centro de emprego e formação profissional há pelo menos 12 meses consecutivos;
  • Beneficiário do Rendimento Social de Inserção;
  • Pessoa com deficiência ou incapacidade;
  • Idade igual ou inferior a 25 anos;
  • Idade igual ou superior a 50 anos;
  • Trabalhadora com um nível de habilitações inferior ao 3.º ciclo do ensino básico;
  • Trabalhador que seja do sexo menos representado em sectores de actividade que tradicionalmente empregam uma maioria de pessoas do mesmo sexo.
Principais regras
Como é habitual neste tipo de programas de apoio ao emprego, as empresas têm de cumprir um conjunto de requisitos, tais como não possuir dívidas às Finanças ou à Segurança Social. Para além disso, terá de haver criação líquida de emprego, sendo relevante o número médio de trabalhadores ao serviço da empresa nos últimos meses.
Quanto aos trabalhadores a contratar, os mesmos têm de estar inscritos no centro de emprego há 3 ou 6 meses, conforme a tipologia do mesmo. As empresas também podem beneficiar desta medida se contratarem pessoas que não tenham tido descontos na Seg. Social nos últimos 12 meses (seja como empregado, seja como trabalhador independente) ou que não tenham estado a estudar nos mesmos últimos 12 meses.

Entrada em vigor
Este novo programa entrou em vigor no dia 13 de Abril (30 dias após a publicação da Portaria), sucedendo ao Estímulo 2012.

Fonte "na hora"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas para o ajudar a poupar

O mundo das finanças pessoais é feito de muitos números que tentam fazer mais pelo dinheiro dos consumidores. Alguns estão ligados à poupança, outros ajudam na hora de investir e há ainda os que são bons instrumentos para projectar os objectivos de futuro. Estabeleça critérios para as suas finanças. 10% Se há um conselho que os especialistas por todo o planeta repetem é este: Tente sempre poupar pelo menos 10 por cento do seu rendimento mensal . Por exemplo, se os seus rendimentos vêm do trabalho, e se ganha 1000 euros líquidos, aponte para uma poupança de pelo menos 100 euros. Segundo o livro “Tempos Complicados Soluções Difíceis”, da jornalista Bárbara Barroso, este número é a resposta para quanto se deve começar a poupar. E ainda de acordo com a autora, se não conseguir poupar 10 por cento no início da sua jornada de aforro 5 por cento já “é um começo” . 1/3 Nunca deixe que o peso dos créditos ultrapasse um terço do seu rendimento disponível mensal , isto é que a taxa de esfo...

Novo Regime Contribuitivo - Trabalhadores Independentes (resumo)

Escalões               Método de Cálculo do escalão - A base de incidência dos trabalhadores independentes abrangidos pelo regime simplificado calcula-se da seguinte forma: 70% do valor total da prestação de serviços no ano civil anterior 20% do valor total das vendas no ano civil anterior - A base de incidência dos trabalhadores independentes abrangidos pelo regime de contabilidade organizada passa a corresponder ao valor do Lucro tributável , se o valor for inferior ao da aplicação dos coeficientes do Regime Simplificado. Sendo o limite mínimo o segundo escalão. Benefícios Este esquema inclui a protecção na maternidade, paternidade e adopção, invalidez, velhice e morte, doença (profissional ou não) e os encargos familiares. O benefício em caso de doença verifica-se a partir da verificação da incapacidade e no 31º dia posterior a essa verificação e após cumprido o período de carência de 6 meses Situações de Baixo rend...

Calendário Fiscal Fevereiro 2013

  FEVEREIRO 2013         Dia 10 IVA: Entrega da Declaração do IVA, relativo às operações efetuadas no mês de Dezembro; Segurança Social: Entrega da Declaração de Remunerações de cada um dos trabalhadores ao serviço no mês anterior; NOVO Entrega detalhada das Remunerações denominado Declaração Mensal de Remunerações; Dia 15 IVA: Entrega da declaração do IVA, relativo às operações efetuadas no trimestre anterior (Outubro, Novembro e Dezembro 2012); Dia 20 IRC: Entrega das importâncias retidas no mês anterior para efeitos de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC); IRS: Entrega das importâncias retidas no mês anterior para efeitos de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS); Dia 25 Comunicação dos elementos das faturas à Autoridade Tributária e Aduaneira, por transmissão eletrónica de dados, no Portal das Finanças na Internet;